segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Grávida e com gatos

Quando uma mulher com gatos engravida as pessoas costumam transformar os felinos fofinhos em demônios-transmissores-de-toxoplasmose-pelo-ar. Era só eu contar a novidade que a pergunta vinha "E o que você vai fazer com os gatos?".
Ora, o que eu vou fazer com eles? Continuar dando comida, água e muito carinho. Só vou parar de limpar a caixa de areia.
A maioria achava um absurdo porque tinha a toxoplasmose, os pelos que dizem causar alergia, o perigo de machucar o bebê e bla bla bla. Quando eu estava com boa vontade explicava sobre os riscos reais da toxoplasmose e lembrava o fato de os meus gatos não terem acesso a rua, serem vacinados e não caçarem (exceto os insetos aqui de casa). Tentava argumentar que bem antes de engravidar a veterinária já tinha me explicado os reais riscos de pegar a doença por gatos. Que o contato com gatos desde a barriga era até uma prevenção para alergias e tudo o que eu já pesquisei sobre o assunto.

Para quem ainda tem esse preconceito, o gato é sim um transmissor da toxoplasmose, mas o jeito mais difícil de pegar é com eles. Explico: não é todo gato que tem o vírus da toxoplasmose, que não faz mal nenhum para eles, por isso só é possível saber através de um exame de sangue. O vírus dessa doença procria no intestino do gato e é eliminado pelas fezes, apenas pelas fezes. Por isso, para pegar toxoplasmose através de gatos eu teria de comer as fezes deles, entendem? Ou limpar a caixa de areia sem usar pás, nem luvas, não lavar as mãos depois e levá-las a boca. Ou seja, só eu não tivesse um pingo de higiene. Também tem outro detalhe importante, a toxoplasmose nas fezes do gato só começa a ser transmissível por volta de três dias depois de evacuadas. Alguém demora três dias para limpar a caixa de areia?

Resumindo: para pegar toxoplasmose através de gatos eu precisaria não ter a mínima higiene nem comigo nem com os gatos. E nos primeiros meses, período em que a doença é mais prejudicial ao feto, eu tomei o dobro de cuidado além de passar a tarefa para o namorado e para minha mãe sempre que possível.

Engraçado que quando são cães a preocupação é só com ciumes e não fica aquela cobrança para jogar fora os bichinhos como se fossem lixo. Por isso que acho que é muito mais preconceito com gatos que qualquer outra coisa.

Para quem tem gatos e engravidou: não ouça o comentário das pessoas antes de procurar se informar, converse com o veterinário, pesquise, vale perguntar para o médico, mas a maioria não gosta de gatos e indica sempre o mais prático, livrar-se deles. Por isso cuidado com isso.
Se você gosta dos seus gatos lembre-se que eles também gostam muito de você e vão sentir sua falta. Eles fazem parte da sua família, você vai começar uma nova jogando a antiga fora?

Lembrando que a toxoplasmose é sim muito prejudicial ao feto e pode ser facilmente contraída através de carnes mal passadas ou verduras mal lavadas. Por que essas coisas podem não ter tido a higiene necessária e ter tido contato com fezes felinas antes de chegar na nossa mesa. Cuide-se!

Vou deixar minha experiência de grávida com gatos para outros post.

Nenhum comentário: